quinta-feira, 31 de março de 2011

O meu pé de laranja lima

Já nem me lembro mais quantas vezes li este livro,  mas me emociono todas as vezes, já fazia um bom tempo, havia emprestado para uma amiga, ela mudou, levou meu livro e nunca mais a vi, aí encontrei e comprei de novo, li e ahei lindo de novo, triste, encantador e real
Então um trecho pra vocês...


(...)
- Trabalhou muito hoje mamãe?
- Muito, meu filho. Fazia assim um calor dentro do tear que ninguém aguentava.
- Mê dê a sacola, a senhora esta cansada.
Comecei a carregar a sacola com a marmita vazia dentro.
-Muita arte hoje?
- Pouquinho, Mamãe.
- Porque voce veio me esperar?
Ela estava adivinhando.
- Mamãe, a senhora gosta pelo menos um bocadinho de mim?
- Gosto de voce como gosto dos outros. Por quê?
- Mamãe a senhora conhece o Nardinho? Aquele que é sobrinho da Pata-Choca?
Ela riu.
- Me lembro.
- Sabe mamãe. A mãe dele fez um terninho para ele, lindo. É verde com risquinha branca. Tem um coletinho que abotoa no pescoço. Mas ficou pequeno pra ele. E ele nem tem irmão pequeno para aproveitar. E ele disse que queria vender...A senhora compra?
- Ih! meu filho! As coisas estão tão difíceis!
- Mas ele vende de duas vezes. E não é caro. Não paga nem o feitio.
Estava repetindo as frases de Jacob prestamista.
Ela guardava silencio, fazendo contas.
- Mamãe eu estou sendo o aluno mais estudioso da minha aula. A professora diz que vou ganhar distinção...Compre, Mamãe. Eu não tenho uma roupinha nova faz muito tempo...
Mas o silêncio dela chegava até  a angustiar.
- Olhe mamãe, se não for esse, nunca vou ter minha roupa de poeta. Lalá faz uma gravata assim de laço grande de um pedaço de seda que ela já tem...
- Está bem, meu filho. Eu vou fazer uma semana de serão e compro a sua roupinha.
Aí eu beijei a mão dela e fui andando encostando o rosto com sua mão até dentro de casa.
Foi assim que eu ganhei minha roupa de poeta. Fiquei tão lindo que Tio Edmundo me levou para tirar um retrato.
(...)


Trecho extraído do livro “Meu pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos"


Até Mais e seja feliz!







Marieci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boraaaaa!!!! rs